Faço parte de diversos grupos de RH que trocam informações como anúncio de vagas, divulgação de CVs, troca de material para a área.
Na semana passada um participante desabafou sobre suas queixas no grupo, dizendo que achava um absurdo ter tantos profissionais qualificados no mercado e um bando de iniciantes na área pedindo as coisas mais absurdas. Parcialmente eu concordo. Tem uma pessoa no grupo que pede tudo. TUDO! Poxa, nesse caso eu tenho que concordar que a pessoa não está nem de perto, preparada pra lidar com a atividade que exerce, mas e os demais? Não é porque pedi um modelo de política que vou usá-lo aqui exatamente como ele chegou pra mim. Ás vezes queremos ver o que as empresas estão praticando, perceber o mercado e se for interessante e possível, por que não adotar o modelo? Nunca tive problema para compartilhar as informações que tenho. Outro dia, no mesmo grupo, uma pessoa que eu gostaria de não ter conhecido nessa vida pediu um material que eu tinha. Enviei. Não fiquei sem braço nem sem perna por causa disso. Não estou pensando em "favores pessoais", estou olhando o todo. É troca de informações? Está ajudando alguém ou alguma empresa? Posso contribuir? Ok...envio da mesma maneira que também peço. Aliás, há um tempo criei um site no qual arquivo todo material de RH que colhi até hoje e o link foi disponibilizado em diversos grupos e fóruns de discussões. Ás vezes me surpreendo com o número de downloads de alguns documentos. Sinal que está servindo pra alguém...
Voltando à minha decepção, escrevi uma resposta sobre o "desabafo" do tal colega e para minha surpresa e indignação, ele não foi publicado. No inicio pensei que fosse uma questão de tempo para liberarem a mensagem e contatei o gerente do grupo. Ele disse que havia liberado. Esperei mais dois dias e nada. Enviei outro e-mail e recebi a seguinte resposta: "eu não autorizei mensagens que atacassem o dono do desabafo". Mas eu não ataquei! Me senti profundamente irada! Peraí, em qual parte você julgou um ataque ou uma ofensa? Respondi apenas: "minha mensagem não tinha nenhum tipo de agressão ao profissional, até porque eu não sou disso, mas deixa pra lá."
Depois disso comecei a notar que as mensagens que foram aprovadas, eram em sua maioria esmagadora a favor das críticas do colega indignado. Pior, como "encerramento da discussão" o próprio dono do grupo escreveu um texto imenso parabenizando a mensagem inicial. Entendi tudo e fiquei muito, muito decepcionada mesmo. Nunca imaginei que uma pessoa com tanto prestígio no mundo de RH, de quem eu era fã de carteirinha fosse tão tendencioso, caprichoso e pior, injusto! Diante daquilo percebi como agora as pessoas ficam "envergonhadas" de pedir algum material no grupo, o que era muito comum até então. Ou vai ver que ele anda retendo as mensagens, tirando totalmente o foco do grupo que é ajudar e ser ajudado, uma vez que não somos onipotentes e nem de longe temos todo know how do mundo.
Infelizmente depois disso, meus acessos ao grupo são quase nulos e eu conseqüentemente vou deixar de contribuir tanto quanto antes. Pela redução dos pedidos e pela minha evasão do grupo.
Mais uma vez, o azar é de quem precisa mais e pode menos...L
No comments:
Post a Comment